A Câmara Municipal de Portimão e a Casa Manuel Teixeira Gomes promovem, ao longo de 2017, um inovador ciclo de conferências intitulado "Histórias com História" com a participação de historiadores, investigadores locais e testemunhas nos casos de acontecimentos históricos recentes.
Segundo a edilidade de Portimão, o projecto “Histórias com História” nasce com o objectivo de contribuir para o essencial do conhecimento histórico. As datas são assim um bom pretexto para contar algumas das histórias que fazem parte da História de Portugal. O ciclo de conferências, que decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, arranca no dia 31 de Janeiro, a propósito da primeira revolução republicana – episódio conhecido como o 31 de Janeiro de 1891.
Na primeira revolução republicana, militares de unidades do Porto sublevam-se com o objectivo de acabar com a Monarquia Constitucional e instaurar um regime republicano. Mas a revolta, desordenada, acaba por ser dominada pela Guarda Municipal – que chega a disparar contra uma multidão concentrada na Praça da Batalha. Embora fracassada, a revolta terá importantes reflexos no movimento republicano: desencadeia um processo revolucionário que culmina na revolução de 5 de Outubro de 1910.
Uma vez por mês, a Casa Manuel Teixeira Gomes receberá uma personalidade pública para abordar temas que pela sua diversidade e interesse histórico para a comunidade em geral contribuam para o conhecimento da História de Portugal, nomeadamente no ano em que se comemora 43 anos de democracia, fazendo coincidir a data histórica, quando possível, com o tema a debater.
Este será um ciclo de divulgação de conteúdos históricos através de uma análise contemporânea feita por oradores da esfera intelectual, militar e política portuguesa.
Segue-se, em Fevereiro, a história que rodeou em plena ditadura o lançamento de ‘Portugal e o Futuro’ – o livro do general António de Spínola que inspirou a revolução de 25 de Abril. O convidado desta sessão será o Coronel Carlos Matos Gomes.
Ao longo do ano, até Novembro, o ciclo de conferências recordará outras histórias que fazem parte da História de Portugal: a Tentativa de Golpe de Estado (Março), as primeiras eleições livres (Abril); as ‘Aparições de Fátima’ (Maio); A Segunda Guerra Mundial no Algarve (Junho); a instauração da República (Outubro) e a Operação Vagô, que consistiu no primeiro desvio de um avião comercial pelo revolucionário algarvio Palma Inácio (Novembro).
(Fonte: algarveprimeiro.com)
Sem comentários:
Enviar um comentário