A elite mundial da modalidade vai voltar a reunir-se em Portimão, que receberá, entre 11 e 14 de Maio, a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, de regresso após seis anos de ausência, e o Torneio Internacional de Portimão.
“A cidade volta a receber as provas míticas que durante anos contribuíram para o crescimento da disciplina no país e para a projecção da imagem do município no mundo”, refere o município, em comunicado.
A organização conjunta da prova, a realizar no Portimão Arena, pertencerá à Federação de Ginástica de Portugal, Câmara Municipal de Portimão e Associação Turismo de Portimão.
Segundo a autarquia, a experiência adquirida durante 25 anos de realização do torneio internacional e as seis etapas da Taça do Mundo já realizadas, as boas condições logísticas e as infraestruturas existentes foram argumentos fortes para firmar o acordo, assinado em 2016, entre a Federação de Ginástica de Portugal, a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Turismo de Portimão, garantindo o regresso daquela que já foi considerada a “melhor” Taça do Mundo e, com ela, a realização da XVI edição do Torneio Internacional de Portimão.
Na Taça do Mundo, vão competir, nas vertentes de individual e conjunto, as ginastas seniores, enquanto o Torneio Internacional de Portimão voltará a receber as jovens promessas da disciplina no primeiro ano do novo ciclo olímpico que tem os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, em perspectiva.
Sete anos depois, a competição regressa a casa “com expectativas elevadas”, assinala a câmara de Portimão.
Portugal vai fazer-se representar por duas ginastas seniores, que ao que tudo indica serão as escolhidas para o Campeonato da Europa da disciplina, que se realizará na semana seguinte, na Hungria.
As ginastas estão em preparação para este ciclo olímpico e contam com a ajuda da nova treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva.
No TIP, a delegação portuguesa será maior, com a participação de ginastas seniores e juniores individuais da selecção nacional.
Recorde-se, o Torneio Internacional de Portimão nasceu em 1987 e tornou-se a mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal e “uma referência no circuito internacional da disciplina”.
O sucesso e o prestígio alcançado pelo torneio contribuíram para que Portimão recebesse, a partir de 2006, uma das Taças do Mundo do circuito internacional de ginástica rítmica, seguindo-se mais cinco etapas, até 2011.
Depois, a impossibilidade da autarquia garantir a realização das provas conduziu a uma interrupção e, em 2013, a Federação de Ginástica de Portugal decidiu retomar a organização da competição em Lisboa, o que aconteceu até 2016.
(Fonte: regiao-sul.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário