Os 16 municípios do Algarve vão receber 32 pontos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito do protocolo assinado hoje na Smar Region Summitt, em Portimão.
O protocolo foi assinado na abertura do fórum internacional de projetos de mobilidade urbana sustentável, nesta quinta-feira, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e contou com a presença dos secretários de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.
O protocolo conta com a participação do Turismo de Portugal, a Mobie.E, uma empresa que instala e gere pontos de carregamento de veículos elétricos, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC) e visa a promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região do Algarve.
"Com esta iniciativa, os 16 municípios do Algarve serão dotados de 32 carregadores elétricos semirrápidos, em via pública, o que representa mais um passo no ambicioso programa de mobilidade elétrica que está a ser levado a cabo pelo Governo português, e que combina um quadro de incentivos de apoio à aquisição de veículos elétricos com uma rede nacional de carregamentos e uma elevada taxa de incorporação de energia elétrica limpa produzida a partir de fontes renováveis", explicou o gabinete da Secretária de Estado do Turismo.
A mesma fonte explicou ainda que o protocolo tem como objetivo "promover a implementação de uma rede carregamento de veículos elétricos extensível a todos os municípios da região do Algarve" e "criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes que circulam na Região".
Este incentivo será feito, precisou, através de "apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento", da criação de uma "oferta para que os turistas possam dispor de veículos elétricos durante a sua estada" e do desenvolvimento de "uma campanha de promoção e sensibilização para uma mobilidade sustentável focada no turismo do Algarve".
"Esta é igualmente uma forma de posicionar o Algarve como destino de turismo sustentável reforçando, assim, a aposta do Governo português na promoção de Portugal enquanto destino de turismo sustentável, definida na ET27 -- a Estratégia para o turismo a 10 anos", referiu ainda a secretaria de Estado.
A Smart Region Summitt é um fórum idealizado pela AMAL e o projeto "smart region" pretende colocar as 16 câmaras da região a pensar, em conjunto, na forma de definir uma política de transportes intermodal, com recurso às novas tecnologias, amigas do ambiente.
(Fonte: dn.pt/Lusa)
Sem comentários:
Enviar um comentário