A Delegação do Barlavento Algarvio da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), com sede em Portimão, assinala o Dia Mundial consagrado a esta doença, amanhã segunda-feira, 11 de Abril. A sede estará, assim, aberta a associados e amigos a partir das 16h00, para um lanche-convívio. Mas o programa não fica por aqui e prevê várias iniciativas, até 16 de Abril.
Na quinta-feira, 14 de Abril, às 15h00, a Delegação acolhe um espectáculo pelo Grupo de Cavaquinhos & CA, da Associação Cultural e Desportiva de Ferragudo. O ponto alto será no sábado, 16 de Abril, com uma homenagem aos fundadores desta Delegação.
Já em 2014, a equipa directiva tinha homenageado Teresa Martins, descerrando uma foto na sede. Em 2015, «era intenção homenagear e reconhecer o trabalho dos sócios fundadores e de todos quanto os que colaboraram para a sua criação, estruturação, divulgação e desenvolvimento», explicou Manuel Almeida, membro da actual direcção em funções.
Contudo, a doença inesperada de um dos homenageados obrigou a equipa a adiar essa intenção para este ano. No dia 16, «serão homenageados todos os membros fundadores, dirigentes e colaboradores que criaram e legaram ao Algarve, no início, e ao Barlavento, depois, a obra que é de todos», adiantou Manuel Almeida.
Os fundadores foram José Francisco Serralha, José Maria Casimiro (falecido), Maria Margarida Pascoal, Edmeia Monteiro e José Luís Mota Vieira. Serão ainda reconhecidos os colaboradores que sejam indicados pelos delegados que exerceram funções ao longo destes 13 anos de actividade.
Haverá ainda, no dia 16, a partir das 10h30, uma formação para doentes, familiares, cuidadores e voluntários, na qual participam os profissionais médicos Edmeia Monteiro, Romero Blanco e Carlos Sanches. A formação conta ainda com a fisioterapeuta Gabriela Moreira e a terapeuta da fala, Solanje Martins.
Para a celebração deste Dia Mundial, a Delegação do Barlavento Algarvio da APDPk convidou os presidentes das Câmaras Municipais desta zona do Algarve, bem como os vereadores com o pelouro da saúde.
FONTE: Jornal Barlavento
Sem comentários:
Enviar um comentário