Doentes de cancro em fase terminal e caixões de crianças são alguns dos exemplos das imagens que vão passar a estar nos maços de tabaco já a partir do dia 20 de maio. No mesmo dia em que arranca ainda a linha telefónica para apoiar todos aqueles que pretendam deixar de fumar.
Além das imagens, os maços passam a ter também várias frases de alerta, entre as quais “fumar provoca nove em cada dez cancros do pulmão”, “fumar provoca cancro da boca e da garganta”, “fumar provoca acidentes vasculares cerebrais e incapacidades”, “fumar agrava o risco de cegueira” e “os filhos de fumadores têm maior propensão para fumar”.
A data foi avançada ontem por Francisco George, diretor-geral da Saúde, mais de um ano depois de ter sido anunciada a primeira data para o arranque da linha que pretende ajudar a deixar de fumar. “No dia 20 de maio vamos pôr em funcionamento a linha de cessação tabágica, de acordo com a directiva europeia que já foi transposta para a lei nacional, e vamos adoptar medidas que possam ser acedidas pelos portugueses”, esclareceu.
Além das imagens chocantes, os fumadores vão encontrar nos maços de tabaco o número da linha da cessação tabágica, mas não só. Passa a ser obrigatório que as embalagens tenham ainda duas advertências: “Fumar mata — deixe já” e “O fumo do tabaco contém mais de 70 substâncias causadoras de cancro”.
Sem comentários:
Enviar um comentário