As Hortas Sociais Urbanas, inauguradas em Março de 2012 no Parque Dr. Júdice Cabral, vulgo Parque das Freiras em Lagos, atribuíram na altura, parcelas de terreno a 28 famílias do concelho. Recentemente e numa lógica de rotatividade, foram entregues a 7 famílias as parcelas de terreno para cultivo.
Esta iniciativa está enquadrada num projecto mais vasto, intitulado “Agricultura Biológica para Todos”, e do qual fazem parte acções de sensibilização e de formação, onde se inclui a realização de workshops sobre agricultura biológica e alimentação saudável.
Pretende-se reforçar a prática de agricultura social, susceptível de constituir um reforço alimentar saudável como complemento de subsistência alimentar das famílias; desenvolver hábitos alimentares saudáveis; incentivar a requalificação ambiental de terrenos camarários abandonados, subaproveitados ou com uso inadequado e valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo, são os principais objectivos deste projecto.
A cedência das parcelas de terreno para hortas sociais tem fins sociais e ambientais, está sujeita a critérios de interesse público. Neste sentido, todos os candidatos tiveram que preencher, pelo menos, um dos requisitos plasmados no Regulamento das Hortas Sociais Urbanas.
Actualmente, e em lista de espera, estão ainda 21 candidatos. A autarquia está a estudar outras alternativas e outros terrenos para poder alargar o projecto e tentar dar resposta à procura.
Sem comentários:
Enviar um comentário