segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Investigador descobre suposto Rembrandt em Portimão, museu duvida que seja original

Um investigador acredita ter descoberto um quadro de Rembrandt, ou pintado por um discípulo, numa coleção do acervo do Museu de Portimão, mas o diretor da instituição duvida que se trate de um quadro original do pintor holandês.

O quadro, de pequenas dimensões, que representa uma cena bíblica, foi arrematado pelo museu de Portimão em leilão, no ano de 2006, por 780 euros, e faz parte de uma coleção de vinte pinturas que pertenceram a Manuel Teixeira Gomes, escritor e antigo Presidente da República, natural daquela cidade, eleito para o cargo em 1923.

No museu de Portimão, onde já esteve exposto, embora esteja atualmente em reserva, o quadro está identificado com o título "Senhora, ancião e menino" e é atribuído à escola francesa do século XIX, mas, segundo disse à Lusa o investigador José Pacheco, existe no Museu Albert & Victoria, em Inglaterra, um quadro original de Rembrandt que é "gémeo" deste, embora com outro título.

José Pacheco está convicto de que o quadro foi adquirido por Manuel Teixeira Gomes no Reino Unido, onde foi embaixador, e que se trata de um quadro da escola holandesa, do século XVII, saído do ateliê de Rembrandt, tal como o seu semelhante, intitulado "Abraão expulsando Hagar e Ismael", datado de 1640 e da autoria de Rembrandt, que o investigador observou num museu em Londres.

De acordo com o investigador, professor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, os quadros são muito semelhantes e têm as mesmas dimensões, havendo as hipóteses de o quadro comprado por Manuel Teixeira Gomes ter sido uma pintura abandonada, para ser feita uma segunda versão, ou então, ser uma cópia feita por um discípulo.

O antigo Presidente da República tê-lo-á comprado em Inglaterra, onde frequentava leilões, mas José Pacheco admite que o algarvio, que era "especialista em comprar quadros a quem ninguém dava grande importância", poderia não saber, quando o adquiriu, que se tratava de um Rembrandt ou semelhante.

O diretor do museu de Portimão, José Gameiro, manifestou à Lusa reservas sobre a autenticidade do quadro, que terá de ser confirmada pela Comissão Rembrandt na Holanda, revelando que está a iniciar contactos com aquela entidade e outros museus europeus, nomeadamente o museu em Londres onde está exposto um quadro de Rembrandt semelhante ao que está em Portimão.

"Rembrandt foi sistematicamente e vastamente copiado, por discípulos, como Ferdinand Bol, ou mesmo séculos depois, pode até ter sido um dos pintores mais copiados do mundo", acredita José Gameiro.

O também presidente do júri internacional do Prémio Museu Europeu do Ano prefere ser cauteloso e não especular acerca da origem do quadro, mas admite que, a comprovar-se, o museu não ficará indiferente ao interesse que isso provocará.

"Nós, à partida, nos museus, deontologicamente, temos primeiro de provar e só depois divulgar, enquanto não tivermos provas não podemos anunciar nada", concluiu.

José Pacheco aborda o tema no seu livro "Manuel Teixeira Gomes, numa sublime cruzada em busca do belo", recentemente lançado.

Sem comentários:

Enviar um comentário