sexta-feira, 4 de março de 2016

Operação «HOTSPOT» da PSP de Portimão origina detenções de burlões

No decurso de uma investigação que durava há 9 meses, a Esquadra de Investigação Criminal de Portimão procedeu à detenção na zona do Porto de um casal pela prática de cerca de 50 crimes de burla qualificada, consistindo em falsos arrendamentos de apartamentos para férias e na promessa de venda de cães de raças dispendiosas.

Numa primeira fase, com recurso à internet divulgavam imagens de cães de raças de preços elevados (Bulldog Francês) e de forma astuta criavam anúncios com preços apelativos, levando assim a que diversos cidadãos, após realizarem contactos e combinarem as formas de transacção, pagassem sinais para garantia da compra dos animais. Logo que tinham as transferências deixavam de ser correspondidos.

Uma segunda forma de actuação deste casal, que galvanizou a investigação da PSP de Portimão, consistia na criação de anúncios em sites de comércio electrónico na internet, tipo “OLX” ou “Custo Justo”, de moradias e apartamentos de que não eram proprietários, prometendo o seu arrendamento a preços inferiores aos praticados normalmente, tendo conseguido ludibriar várias vítimas. Após acordarem os pormenores da transacção pelo telemóvel ou pelo computador as vítimas eram levadas a fazer uma transferência bancária para garantirem o arrendamento. Após conseguirem os seus intentos as pessoas ludibriadas deixavam de conseguir contactar os suspeitos.

De salientar que, não poucas as vezes, só aquando da deslocação das vítimas para o Algarve, para iniciarem as férias, é que constatavam a inexistência dos imóveis e concluíam que tinham sido enganadas.

A investigação partiu da correlação que se estabeleceu entre diversas queixas que iam sendo apresentadas em várias Esquadras Policiais e Postos da GNR, demonstrando-se assim serem estes os autores de diversos ilícitos criminais da mesma índole, por todo o território nacional. Em concertação com o Ministério Público de Portimão foram emitidos mandados de detenção fora de flagrante delito para o casal agora detido e mandados de busca domiciliária que permitiram a realização de 8 buscas e a apreensão de vários equipamentos informáticos e diversa documentação que corroboram os factos em investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário