segunda-feira, 23 de março de 2015

A Páscoa anda pelas ruas de Portimão

As celebrações pascais em Portimão voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares, com o programa litúrgico a leva um colorido muito especial e uma vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade.
As festividades começaram a 15 de março, com a procissão do Nosso Senhor dos Passos. Segue-se a Bênção dos Ramos e a tradicional procissão do Domingo de Ramos, a 29 de março, abrindo assim o caminho para a Semana Santa, dando lugar posteriormente ao cortejo, às 10h30, da Igreja do Colégio para percorrer diversas artérias de Portimão, a que se segue a eucaristia na igreja matriz.
 
A Quinta-Feira Santa, 2 de abril, vai ser marcada pela missa da ceia do Senhor e rito do lava-pés, que tem lugar pelas 19h00, na igreja matriz, enquanto na noite seguinte acontece um dos momentos altos da Semana Santa, com a procissão do enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h30, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.
A procissão sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque, Olivença, Comércio até regressar à Igreja do Colégio.
O Sábado Santo, 4 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa, com a vigília pascal, agendada para as 22h00 e que assinalará a ressurreição de Cristo.
As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, com a procissão da ressurreição de Jesus Cristo, que parte da igreja matriz às 10h00 e percorre as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores, quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas, a que se segue, às 11h30, a eucaristia.

De referir ainda, o concerto da Páscoa, no dia 11 de abril, sábado, às 21h30, na igreja matriz de Portimão, com a música de Rão Kyao. A entrada é gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário