Mais de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de Fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.
Os dez candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.
Para o sufrágio deste domingo estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.
As mesas de voto estarão abertas entre as 8h00 e as 19h00 em todo o país, mas, devido à diferença horária, as urnas nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Portugal Continental e da Madeira.
O próximo Presidente da República tomará posse perante a Assembleia da República no dia 9 de Março, no último dia do mandato do actual Chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva.
Sem comentários:
Enviar um comentário