quinta-feira, 7 de julho de 2016

Mercearia a granel abre em Portimão

Abriu em Portimão e tem mais de 200 produtos para escolher ao peso. Há farinhas, arroz, feijão, cereais e até fruta desidratada, que tem sido um sucesso.

A moda do granel chegou a Portimão. Depois de abrirem dois espaços em Lisboa dedicados ao conceito, a Casa a Granel, em Campo de Ourique, e a Maria Granel, em Alvalade, é agora em Portimão que pode escolher as medidas exactas dos produtos de que precisa. O novo espaço chama-se Armazém Integral e fica mesmo na zona ribeirinha.

A localização não podia ter sido melhor, ao lado da Mercearia Bio — a Rua das Comunicações está a tornar-se no cantinho mais saudável de Portimão. Erika Purificação é a responsável pelo novo projecto. Nasceu no Brasil, tem 36 anos, mas há mais de 20 que está no Algarve, onde fez tudo.

"Estudei, casei e trabalhei em balcões de farmácia” diz Erica que sempre quis ter um espaço próprio e a ideia deste conceito surgiu numa viagem a São Paulo há quatro anos.

"Estive lá de férias e passei na zona cerealista onde tudo é vendido a granel, desde farinhas a fruta. Pensei que era bacana abrir uma loja assim em Portimão e arrisquei".

Em Setembro de 2015 deixou o trabalho e no mês seguinte voltou para o Brasil para tirar mais ideias. Depois de alguma pesquisa na selecção dos produtos, encontrou um espaço na cidade, mandou fazer as estruturas de madeira para colocar as caixas de acrílico e encomendou dispensadores da Inglaterra.

Ao todo, são mais de 200 os produtos que se encontram no novo Armazém Integral. Grande parte deles são biológicos, identificados com um papel autocolante em cima da caixa. Há farinhas de coco, aveia, quinoa, milho, arroz, centeio ou soja. Tem também granola, vários tipos de feijão, lentilhas e ervilhas. Existe ainda uma zona dedicada aos chás, como a lúcia lima, erva príncipe, cidreira, alfazema, malva e dente de leão.

A área dos desideratos tem sido a que precisa de mais reposição. "As pessoas têm aderido imenso". Aqui encontra manga, pêra rocha, cogumelos, tomate, banana, maçã e morango – que estava esgotado quando lá passámos. Logo à entrada tem os sacos de cartão para se servir à vontade. Nessa mesma bancada tem uma balança para ver quando peso é que já leva, mas o pagamento e pesagem são feitos na caixa.

O Armazém Integral ainda agora abriu, mas já tem objectivo definidos. “Vamos começar com uma loja online com entregas em todo o País”, mas ainda não será para já. Mais para breve é a introdução de especiarias no leque de produtos e também a venda de pães cozidos em forno de lenha, todos sem farinha de trigo e com a possibilidade de alguns serem sem glúten.

1 comentário:

  1. Acho esta iniciativa excelente! Espero que prolifere por todas as nossas cidades, vilas e aldeias. Não tenho que me manifestar contra os embalados, mas condicionam-nos muito em termos de poupança, na medida em que nem sempre necessitamos das quantidades oferecidas. FORÇA GENTE, é de apoiar.

    ResponderEliminar