sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Eventos com grande afluência em Portimão passam a ter desfibrilhadores e técnicos formados em Suporte Básico de Vida

Foi apresentado, por ocasião da inauguração da edição 2016 do Festival da Sardinha de Portimão, o programa pioneiro de desfibrilhação automática externa que assegura que todos os eventos em Portimão possuam uma capacidade de resposta imediata e devidamente instalada.

O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, acompanhados pela Presidente da Câmara, Isilda Gomes, tomaram conhecimento do projecto pioneiro da Protecção Civil Municipal e Bombeiros de Portimão e assistiram a um exercício prático da sua utilização por 1 técnico da autarquia que se encontra a acompanhar o evento em permanência.

Esta medida representa um investimento de 8 mil euros, suportados pelo Município de Portimão, estando actualmente os Bombeiros de Portimão acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enquanto entidade formadora e licenciados com um programa próprio de desfibrilhação automática externa.

Para a concretização deste objectivo, e por forma a assegurar a presença de um mínimo de 2 operadores de desfibrilhação automática externa nos eventos com maior afluência, foram formados 18 técnicos das áreas do desporto e cultura da Câmara Municipal de Portimão, habilitados a utilizar estes equipamentos que salvam vidas. Também a área desportiva da Praia da Rocha dispõe actualmente de um equipamento que é operado pelos técnicos responsáveis pelo equipamento desportivo ao longo da época balnear.

A par desta formação diferenciada, no último ano todos os trabalhadores da autarquia portimonense participaram em acções de formação promovida pela Protecção Civil e Bombeiros de Portimão sobre Suporte Básico de Vida, aos quais foi entregue uma Pocket Mask (máscara de bolso) individual, que lhes permite realizar as respectivas manobras iniciais em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário