sexta-feira, 8 de abril de 2016

Portimão impõe regras e reduz licenças para venda ambulante

A Câmara de Portimão decidiu apertar as regras à venda ambulante e reduzir drasticamente o número de licenças na zona ribeirinha e na praia da Rocha, durante o verão. Em vez das 140 licenças concedidas em 2015, neste ano só serão passadas 22. A medida suscita a contestação de alguns vendedores, que já fizeram um abaixo-assinado.

Existirão 10 licenças para vendedores na praia da Rocha - junto ao miradouro - e 12 na baixa de Portimão. A autarquia, que defende a necessidade de regular a actividade, definiu ainda o tipo de produtos a vender e destinou parte das licenças a artesãos.

A forma de licenciamento também é alterada. Assim, foi ontem aprovado em reunião de câmara a atribuição das licenças por concurso, aberto à participação de qualquer interessado.

"Não podemos fazer discriminações negativas ou positivas, porque isso seria uma violação à lei", afirma Pedro Xavier, vereador da autarquia. Só em caso de empate entre as propostas é que os actuais vendedores terão direito de preferência. O autarca acrescenta, no entanto, que existem lugares vagos para a venda ambulante junto ao Mercado Municipal.

Na câmara estiveram alguns vendedores revoltados. Segundo um abaixo-assinado que promoveram, "é preocupante a frieza por detrás da tomada de decisão, que vai alterar as vidas de alguns dos vendedores, particularmente daqueles que não usufruem de quaisquer apoios sociais".

No documento é referido que "as aspirações monetárias previstas pela câmara para o concurso são também incomportáveis". A Comissão de Vendedores ameaça accionar "todos os meios legais" e diz não se responsabilizar "por comportamentos isolados" de elementos que poderão se manifestar "de forma menos adequada".

FONTE: Correio da Manhã

1 comentário:

  1. A onde esta as TRADIÇÕES de PORTIMÃO???????????
    Mas em contrapartida tens os vendedores ambulantes , artristas de rua e artesoes , como este exemplo é cavalheiro da P. da Rocha,
    de quem a policia e a camara municipal de portimao, indecentemente, não deixa produzir a sua atividade laboral descansados, é só licenças e taxas, regulamentos e burocracias!......
    HOJE FUI MAIS UM DIA DE LUTA QUE VERGONHA,,,, VAMOS DEIXAR MATAR A NOSSA TRADIÇAO ????????

    ResponderEliminar