terça-feira, 5 de abril de 2016

Portimão promove encontro de Sketchers Urbanos

A cidade de Portimão vai acolher, no próximo dia 10 de Abril, o encontro de desenho “Urban Sketchers Algarve”. Esta iniciativa que decorrerá no centro histórico da cidade resulta de uma pareceria entre a Câmara Municipal a Urban Sketchers Algarve, sendo a manhã dedicada a momentos de desenho social e desenho arquitectónico e a tarde à partilha desses desenhos na Zona Ribeirinha de Portimão.

No programa consta uma recepção no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão pelas 10h00, seguido de uma visita pelo centro histórico para dar lugar ao registo do olhar. Sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho estarão reunidos, apenas com material de desenho, olhar afinado e vontade de desenhar.

Esta iniciativa está enquadrada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se comemora no dia 18 de Abril.

Os Urban Sketchers Algarve são um colectivo de autores que desenham a região do Algarve em Portugal em diários gráficos e encontram-se para desenhar pontualmente de acordo com o Manifesto Urban Sketchers*. Em Portimão, esta iniciativa enquadra-se nos objectivos da Regeneração Urbana da autarquia, nomeadamente no de manter a memória da cidade, ao capacitar o envolvimento e participação da comunidade no processo de reabilitação urbana.

O Urban Sketechers do Algarve tem um Blog: http://urbansketchers-algarve.blogspot.pt/ e um grupo no Facebook – Urban Sketchers Algarve onde poderão ser prestadas outras informações.

*Manifesto Urban Sketchers:
1. Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos.
2. Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, os lugares onde vivemos e por onde viajamos.
3. Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar.
4. Somos fiéis às cenas que presenciamos.
5. Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo.
7. Partilhamos os nossos desenhos online.
8. Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário