sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Museu de Portimão bate recorde de visitas em 2016

No ano transacto o Museu de Portimão recebeu 68.761 visitantes. Registou o maior número de entradas desde que abriu portas em 2008 e um aumento de 13%, mais 8.170 visitas, em relação a 2015.
 

O acréscimo de visitantes traduz um aumento da participação nas diferentes valências deste equipamento cultural, tais como as actividades culturais, o serviço educativo e as iniciativas museológicas realizadas nas Escolas do Município e nos Monumentos Megalíticos de Alcalar, na Mexilhoeira Grande, assegura ainda a autarquia.

De acordo com os dados divulgados pela Direcção Geral do Património Cultural, que avalia a afluência aos equipamentos culturais durante o ano de 2016, num “ranking” liderado pelo Museu Nacional dos Coches, verifica-se que, se todos os museus do país fossem considerados, o Museu de Portimão ocuparia o 8º lugar, no TOP 10, seguido pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, em Lisboa, com 51.992 entradas e pelo Museu Nacional do Traje, também na capital, com 44.543 entradas.

Apesar dos constrangimentos financeiros do município nos últimos anos, o trabalho realizado pela equipa do Museu com parceiros, patrocinadores e com o Grupo de Amigos do Museu tem-se reflectido na diversidade da oferta cultural deste equipamento, permitido manter um padrão de qualidade elevado, justifica a edilidade.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão já recebeu cerca de 484 000 visitantes, provenientes de todos os continentes, e foi contemplado com os prémios “Museu Conselho da Europa 2010”, “Dasa - Mundo do Trabalho 2011”, “Turismo de Portugal” em 2009 e uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída em 2008 pela Associação Portuguesa de Museologia, a qual voltou a distinguir este espaço cultural em 2015, com o “Prémio Inovação e Criatividade “. A curta-metragem de animação “À conversa com Manuel Teixeira Gomes”, desenvolvido na sua Oficina Educativa, também teve destaque com o troféu «Arara de Prata» atribuído em 2011, pelo júri do Tourfilm Brazil.

Para além da exposição de referência intitulada ”Património, Território e Identidade”, neste momento o museu tem patente, duas exposições temporárias, “Bombeiros de Portimão – Uma Força da Sociedade Civil, 90 Anos ao Serviço da População” e os trabalhos premiados na XVI Corrida Fotográfica de Portimão.

O Museu de Portimão encontra-se aberto ao público de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00 e à terça-feira das 14h30 às 18h00, sendo a sua entrada gratuita aos sábados de manhã.


(Fonte: algarveprimeiro.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário