segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Câmara de Portimão adota medidas para poupar água

A Câmara de Portimão já está a implementar, no terreno, um conjunto de medidas com vista à poupança de água. "O objetivo é reduzir substancialmente o consumo público e doméstico deste importante recurso", segundo fonte da autarquia, segundo a qual "uma das primeiras medidas foi a suspensão da lavagem de ruas". Só com esta medida, conseguiu-se "uma poupança de cerca de 100 metros cúbicos por dia".

Outra medida adotada pela autarquia prende-se com o fecho das fontes e dos lagos ornamentais que não funcionem em circuito fechado. E "serão ainda restringidas ao mínimo as regas dos espaços verdes e os desperdícios associados", referiu a mesma fonte.

Além destas decisões, através da empresa municipal EMARP, "está também prevista uma campanha de sensibilização para a poupança de água no ‘Notícias do Ambiente’, uma folha mensal que é enviada junto com a fatura de serviços ambientais de água de abastecimento, águas residuais e resíduos urbanos a todos os cerca de 50 mil clientes", adiantou.

Tendo por base a experiência vivida no último ciclo de seca grave, ocorrida no ano de 2005, com a sensibilização, a autarquia portimonense "estima que a poupança no concelho rondará os 10% (cerca 500 mil metros cúbicos), em termos globais, e os 15% nos consumos específicos das regas de particulares (35 mil metros cúbicos)".

A Câmara de Portimão gasta cerca de 160 mil metros cúbicos de água por ano. Com as medidas já tomadas e ainda em curso, o objetivo é "garantir uma poupança de cerca de 50%", no consumo da autarquia.

(fonte CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário