domingo, 22 de novembro de 2015

Bombeiros de Portimão celebram 89 anos

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP) celebra 89 anos de existência. O ponto alto da efeméride é uma cerimónia pública, marcada para hoje, 22 de novembro.

Hoje, domingo, o programa começa com um toque de sirene em saudação à população, seguido de uma romaria ao cemitério, onde serão prestadas justas homenagens aos bombeiros falecidos, e depositadas coroas de flores no talhão dos Bombeiros de Portimão. Pelas 11h30 horas será celebrada uma missa de sufrágio na Igreja Matriz de Portimão, com a participação de um terno de clarins da Fanfarra dos Bombeiros de Portimão.

Durante a tarde e partir das 15h30, estará postada uma força em parada composta por duas companhias, estandarte, fanfarra e um pelotão de estagiários na zona ribeirinha de Portimão. É também o local escolhido para receber os convidados e onde serão prestadas as respetivas honras às demais entidades e individualidades no arranque da cerimónia pública.

Seguir-se-á um desfile temático, apeado e motorizado, dos meios e recursos do Corpo de Bombeiros de Portimão, onde se pretende dar a conhecer as diversas valências de intervenção desta unidade operacional de proteção civil e socorro.

Com o ilustre estandarte da AHBVP postado frente à força em parada, 17 novos estagiários da carreira de bombeiro que concluíram a primeira fase do Curso Inicial de Bombeiro, vão realizar o seu juramento de bombeiro. Estes jovens, atualmente em período probatório, num contexto real de trabalho, exercem todas as funções inerentes à categoria de bombeiro de terceira, e estarão prontos para integrar no início do próximo ano o dispositivo operacional. Na próxima semana iniciarão as provas de admissão de uma nova recruta.

Face aos importantes acontecimentos previstos para este dia singular, a sessão solene irá ter lugar no Museu Municipal de Portimão, e servirá de palco às promoções, distinções, reconhecimentos, agradecimentos e naturalmente às intervenções oficiais, bem como o «apagar das velas» do mega bolo de aniversário.

Na sessão solene será apresentado pela equipa de missão o projeto da nova imagem de marca «Bombeiros de Portimão», constituindo-se como um virar de página na notoriedade institucional desta força viva do concelho e da região.

A ocasião será ainda para dirigir agradecimentos às entidades que de forma direta ajudaram esta instituição de utilidade pública a sobreviver num quadro socioeconómico bastante exigente. Um gesto simples mas que expressa um amplo sentimento de gratidão por todos quantos deram um pouco de si à causa dos bombeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário