quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cruzeiro esteve bloqueado durante quase uma hora no meio do rio Arade

O ‘Thomson Spirit’, navio de cruzeiro com mais de mil turistas a bordo, esteve na passada terça-feira bloqueado quase uma hora no meio do rio Arade, em Portimão, e o comandante foi obrigado a abortar a manobra devido ao grande assoreamento da bacia do rio. 


A embarcação de grande porte acabou por atracar no porto comercial de Portimão, mas a manobra para sair do rio só foi possível ao final do dia, já com a maré cheia. 

A embarcação entrou no rio por volta das 08h00, com a maré a descer. O comandante tentou fazer a manobra na bacia em frente ao porto, mas foi obrigado a desistir, por questões de segurança. Só atracou às 09h20. "Esteve quase uma hora a levantar areia e a ser puxado pelo rebocador", relatou ao Correio da Manhã, uma testemunha. O incidente acabou por não ter consequências graves, mas poderá obrigar a restrições à entrada de alguns navios no porto, no futuro. 

Os problemas de assoreamento do estuário do rio Arade já são bem conhecidos da administração dos portos de Sines e Algarve. No entanto, há quase 10 anos que não são feitas dragagens de fundo, e tudo indica que a cota da bacia de manobras já não seja de 8 metros - como a administração do porto comercial de Portimão garante ter, para conseguir receber navios até 215 metros de comprimento e 8 de calado. O ‘Thomson Spirit’ tem 214 metros de comprimento, 7,52 de calado, capacidade para 1214 passageiros e pesa cerca de 33 mil toneladas. 

O Correio da Manhã questionou a nova administração dos portos de Sines e Algarve, presidida desde ontem por José Luís Cacho, mas não obteve qualquer resposta.

(FONTE CORREIO DA MANHÃ)
(FOTO: NOEL DA LUZ)

Sem comentários:

Enviar um comentário