sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Portimão acolhe de 3 a 11 de novembro as Comemorações do 88º Aniversário da PSP do Algarve

Portimão acolhe de 3 a 11 de Novembro as Comemorações do 88º Aniversário da PSP do Algarve. 


As celebrações destes 88 anos têm o intuito de realçar a importância e o contributo de todas as subunidades da PSP no Algarve através de um programa pautado por vários momentos, de que se destaca um Colóquio de Cooperação Policial Internacional de Proximidade, uma Exposição de Meios Policiais e uma Parada – Formatura Policial na Alameda da República e um Concerto da Banda Sinfónica da PSP com a especial participação da cantora Viviane e do jovem acordeonista João Palma no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

O programa tem início no dia 3 de Novembro, pelas 9h00, com o Colóquio de Cooperação Policial Internacional de Proximidade no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve – Campus de Gambelas em Faro. No dia 6 de Novembro irá decorrer o I Ciclo Passeio Solidário da PSP do Algarve destinado às Forças e Serviços de Segurança e seus familiares com o percurso a ter início em Faro (67.5 Km), Ferreiras 40.5 km, Lagoa 12.5 Km e chegada a Portimão com almoço de convívio na esquadra da cidade. Este Ciclo Passeio é a favor do Refeitório Social do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão, um centro Social que dá resposta às diversas necessidades da população, através do Centro de Dia, do ATL e do refeitório social. Por outro lado, dinamiza actividades de cariz espiritual em espaços criados para o efeito. De referir que o Refeitório fornece cerca de 58 a 60 refeições diárias. Para este Ciclo Passeio já constam cerca de 200 inscrições.

O dia 11 de Novembro, sexta-feira, Dia de São Martinho, as comemorações tem início pelas 9h00 com a Missa na Igreja do Colégio de Portimão em sufrágio pelos elementos policiais falecidos. Das 10h00 às 17h00, a Alameda da Praça da República será palco de uma Exposição de Meios Policiais, uma mostra de um conjunto de viaturas acompanhadas pelos elementos policiais que explicarão qual é o seu trabalho diário. Nesta exposição ao ar livre irão existir viaturas da Unidade Especial de Polícia – (Corpo de Intervenção, Grupo Operacional Cinotécnico (cães) e Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos e Segurança Pessoal). Estarão também viaturas e motas de Trânsito, da Escola Segura, das Equipas de Intervenção e reacção imediata EPRI. Vai estar também um polícia sinaleiro, o Volkswagen carocha antigo e o veículo do trânsito mais rápido da PSP um Audi R8.

Às 10h30 terá lugar a Parada Policial, uma formatura de entrega de condecorações a cerca de 70 agentes policiais. Às 11h00 será o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a receber a Cerimónia Solene, uma ocasião em que decorrerão a alocução das entidades envolvidas e a imposição de condecorações a alguns agentes. O programa da tarde do dia 11 de Novembro começa às 14h30 com música no Grande Auditório do TEMPO. Cerca de 270 alunos de turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico dos cinco Agrupamentos Escolares do Município assistirão a um Concerto da Banda Sinfónica da PSP.

As Comemoração do 88º aniversário da PSP do Algarve culminarão com o Concerto destinado à população em geral – a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, pelas 21h30, no Grande Auditório do TEMPO e com a especial participação da cantora Viviane e do jovem acordeonista João Palma. A entrada é livre mas sujeita a levantamento prévio do bilhete. Informações e contactos em: 282402480 / 282402475 / 961579917 ou info@teatromunicipaldeportimao.pt.

A PSP tem a responsabilidade do policiamento de todas as capitais de distrito em Portugal e das cidades mais populosas. Tem também a responsabilidade de garantir a segurança de todos os aeroportos internacionais. No Algarve a PSP está nas cidades de Lagos, Portimão, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, e tem a seu cargo o aeroporto Internacional do Algarve. Em Portimão funcionam quatro esquadras. Uma com responsabilidade da tranquilidade pública e segurança de proximidade, outra com a responsabilidade de acorrer a situações mais violentas, com as carrinhas com grupos de 6 elementos e com as motas das equipas de prevenção e reacção imediata, uma para a fiscalização e regularização de trânsito e outra para a investigação dos crimes. Trabalham nestas quatro esquadras e serviços de apoio cerca de 180 elementos, entre oficiais, chefes e agentes.

O Dia São Martinho em Portimão será, então, comemorado através do reconhecimento de todos os agentes que pela sua motivação e empenho revelam coragem quando todos os dias se apresentam ao trabalho para se colocarem ao serviço dos outros. A importância do facto da vertente da segurança ser cada vez mais reconhecida como um pilar importante de qualquer sociedade apresenta-se cada vez mais, como um motor do desenvolvimento económico e bem-estar das populações.

De referir ainda, que a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública tem uma longa história e sempre reflectiu uma posição de vanguarda nos movimentos artísticos portugueses. A Banda Sinfónica da PSP, conta com um quadro de músicos de elevada formação artística, académica e profissional, coordenados pelo actual Chefe em Exercício e Director Artístico Comissário Ferreira Brito.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário