quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Estrada Nacional 124 com piso esburacado e falta de bermas sem prioridade para obras

Buracos, pontões estreitos onde não passam duas viaturas pesadas, falta de bermas e piso perigoso. São estas as condições da EN124, no troço entre Silves e a localidade de Porto de Lagos, no concelho de Portimão, que os automobilistas enfrentam todos os dias.


A manutenção está entregue à Infraestruturas de Portugal (IP), desde 2015, depois da renegociação do contrato de subconcessão com a Rotas do Algarve Litoral, que foi feito em regime de parceria público-privada em 2008, mas a empresa pública continua sem autorização para fazer intervenções.

Este troço de estrada tem sido palco de vários acidentes graves e é uma das vias do interior do Algarve com maior circulação rodoviária, nomeadamente turistas que visitam a cidade de Silves (o segundo local mais visitado do Algarve) e a serra de Monchique.

A Câmara de Silves tem feito várias diligências junto da IP e do Governo para alertar para a "urgência" em se realizarem obras. "Além dos muitos ofícios que já fizemos para a Infraestruturas de Portugal, até já falei pessoalmente com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas para o sensibilizar para os perigos existentes nesta via", referiu Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, que considera a EN124 "a pior estrada do distrito de Faro".

Apesar dos muitos alertas, a intervenção não é considerada prioritária para a IP.

Questionada sobre os planos para requalificação da EN124, a Infraestruturas de Portugal esclareceu que "o contrato renegociado da subconcessão do Algarve Litoral ainda não se encontra em vigor, pelo que a IP está impedida legalmente de intervir".

(Fonte CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário