sexta-feira, 27 de abril de 2018

“Fragata da Liberdade” já ruma a Portimão

Nos dias 8, 9 e 10 de maio o símbolo da Liberdade, “Hermione” navega em águas portuguesas, fazendo escala de três dias em Portimão.

O Porto de Cruzeiros de Portimão estará em festa com a abertura do Village “L’HermioneLaFayette” para receber os mais curiosos e interessados em conhecer a aventura vivida em 1780 pelo Marquês de La Fayette, em direcção à América do Norte.

Esta embarcação é uma réplica da fragata francesa à vela do século XVIII e está agora em viagem pelo mediterrâneo.

Integrada num evento público da iniciativa da delegação algarvia da associação Union des Français de l’Étranger (UFE), a sua recepção será feita por um cortejo náutico que acompanhará a entrada na zona onde se manterá atracada.

Ao longo destes três dias, estão previstas visitas a bordo, espectáculos de música e animação, exposições e conferências.

O Porto de Cruzeiros de Portimão transforma-se no Village “HermioneLaFayette” onde vão estar presentes vários expositores da área gastronomia, artesanato, artigos vários, entidades oficiais e animação diária.

O Village “Lafayette” funciona das 09h30 às 23h00 e tem acesso livre.


A história da “Hermione”
A “Hermione” é um navio de guerra francês do século XVIII, a bordo do qual o Marquês La Fayette embarcou para ir em socorro dos insurrectos americanos no seu combate pela liberdade contra a Inglaterra.
Seguiu-se uma forte expedição francesa graças à qual os Estados Unidos da América foram criados.
O navio foi reconstruído em 2015, de acordo com a traça original. É o único navio navegando presentemente no mundo, inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais. Possui 3 mastros, tem 65 metros de comprimento, 45 de altura, tem 1150 toneladas e 17 velas de linho, com uma superfície de 2200m2 para além de 25 km de cordame.
Foram necessários 17 anos para concluir esta construção e para encontrar os fundos indispensáveis.


(Fonte opcaoturismo.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário