terça-feira, 17 de abril de 2018

Largo da Igreja Matriz de Portimão vai ser reabilitado

O projeto de reabilitação urbana do largo da Igreja Matriz de Portimão vai avançar. A obra tem o custo estimado de 750 000 euros e "aguarda aprovação por parte do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, que irá financiar 65% daquele valor", disse a autarquia portimonense.


A intervenção, cujo "prazo de execução é de oito meses", situa-se no coração do centro histórico da cidade e abrange a área de proteção de dois imóveis classificados: a Igreja Matriz e a muralha de Portimão.

Além da reabilitação urbana, o projeto prevê a reorganização do estacionamento automóvel - que passará a ocupar zonas periféricas não adjacentes à igreja -, bem como "a pedonalização da rua Bispo D. António Castelo Branco, cujo acesso automóvel fica condicionado a cargas e descargas, veículos de emergência e entidades competentes", explica a Câmara.

De forma a unificar o espaço, será utilizado um pavimento único em pedra calcária, o qual apenas será quebrado pela marcação do que se julga ser o traçado da muralha tardio-medieval de Vila Nova de Portimão. Os pavimentos das zonas de circulação pedonal e de toda a envolvente da Igreja Matriz serão substituídos por outros, em paralelepípedos de calcário. Os passeios serão eliminados.


Prevê-se ainda "a requalificação da rede de abastecimento de águas, esgotos domésticos, rede de águas pluviais, iluminação pública, abastecimento elétrico e telecomunicações".

Por se tratar de uma intervenção numa zona de grande sensibilidade histórica, "haverá um acompanhamento arqueológico permanente de todas as frentes de obra".

(Fonte cmjornal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário