segunda-feira, 9 de abril de 2018

Fortaleza na Praia da Rocha está a ser alvo de obras

A Fortaleza de Santa Catarina, um dos ex-líbris da Praia da Rocha em Portimão, está a ser alvo de obras para garantir a segurança da fachada. O monumento, que está há muitos anos ao abandono, deverá ser concessionado no futuro a privados, que ficarão responsáveis pela sua exploração e pela realização de obras de fundo de recuperação. Para já, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve, que tem a jurisdição da fortaleza, avançou com uma intervenção numa zona onde já existiam algumas pedras soltas e reboco a cair. Serão investidos 20 mil euros, devendo os trabalhos estar concluídos no prazo de um mês.


O monumento foi, entretanto, integrado no projeto Revive, criado pelo Governo com a finalidade de abrir ao investimento privado, para fins turísticos, património público que está sem utilização.

A recuperação total do imóvel ficará a cargo do privado a que for atribuída a concessão por concurso público. O período da concessão não foi revelado, mas será entre 30 a 50 anos.


O concurso ainda não foi lançado devido à necessidade de serem previamente realizados levantamentos arquitetónicos e um estudo patrimonial destinado a delimitar as possibilidades de intervenção na fortaleza.

A presidente da câmara, Isilda Gomes, já manifestou apoio a esta solução encontrada pelo Governo, que permitirá pôr fim à degradação do principal ex- -líbris da Praia da Rocha.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o monumento, datado do século XVII, representa uma das últimas construções militares filipinas da região algarvia.

(Fonte cmjornal.pt)
(Fotografias Pedro Noel da Luz)

Sem comentários:

Enviar um comentário