terça-feira, 3 de abril de 2018

Nova ETAR de Portimão é inaugurada hoje para servir 140 mil habitantes

A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, em Portimão, um investimento de 13,8 milhões de euros dimensionado para servir 140 mil habitantes, vai ser inaugurada esta terça-feira pelo ministro do Ambiente.


A nova ETAR, com capacidade para tratar um caudal médio de cerca de 32 mil metros cúbicos por dia, "garante, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade e num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais", informou a Câmara de Portimão em comunicado.

A construção da ETAR da Companheira, gerida pela empresa intermunicipal Águas do Algarve, ascendeu a 13,8 milhões, cofinanciada em cerca de 9,5 milhões pelo Fundo de Coesão, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

A estação compreende duas linhas de tratamento convencional, constituídas por pré-tratamento completo, homogeneização e equalização de caudais, seguidos de elevação intermédia, tratamento biológico em regime de arejamento prolongado, decantação e desinfeção.

A infraestrutura integrada no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve "permite melhorar a qualidade da água na ribeira de Boina e consequentemente do estuário do rio Arade", sublinhou a autarquia.

O concurso público internacional para a conceção e construção da ETAR da Companheira foi lançado em 2014.

A nova estrutura permitirá desativar a atual, cuja linha processual de tratamento consiste num sistema por lagunagem, que inclui tratamento preliminar (gradagem e remoção de areias) e duas linhas de lagoas em paralelo, seguida de uma única lagoa de maturação comum às duas linhas.

A desativação da estação de tratamento existente é justificada pela necessidade de "cumprir os requisitos de qualidade" estabelecido pela Associação Portuguesa do Ambiente e também pela necessidade de "minimizar ou praticamente erradicar os maus cheiros que se fazem sentir nas imediações da instalação".

A ETAR atual serve as povoações de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão (concelho de Portimão), Ferragudo e Parchal (concelho de Lagoa), e Brejão e Caldas de Monchique (concelho de Monchique).

Com a nova estação de tratamento ficarão também servidas as zonas de Estombar, Calvário e Mexilhoeira da Carregação (concelho de Lagoa) e Monchique (sede de concelho).

Para a zona da antiga ETAR, uma área com cerca de seis hectares junto ao rio Arade, está projetado um parque ambiental urbano, plano conjunto da empresa Águas do Algarve e da Câmara de Portimão.

Segundo a Águas do Algarve, a nova ETAR deverá considerar um horizonte temporal de 21 anos.

A inauguração oficial da ETAR da Companheira está agendada para as 16:00, numa cerimónia presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que se fará acompanhar pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

(Fonte Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário