Até à noite de domingo, havia 525 514 inscrições registadas no sítio da Internet criado para o efeito (www.poupenocabaz.pt), e o número crescia continuamente.
Segundo a organização, trata-se de um "leilão invertido", em que as várias cadeias de supermercados e hipermercados são desafiadas a propor o melhor desconto possível num cabaz de 35 bens essenciais. A cadeia que apresentar a proposta mais vantajosa para os clientes manterá esses descontos em vigor ao longo de um ano, para que dele beneficiem todos os consumidores que adiram à iniciativa (os subscritores da Deco Proteste estão automaticamente inscritos).
A lógica subjacente é fácil, quanto mais consumidores estiverem inscritos, mais potenciais clientes farão compras nos supermercados que venham a ganhar o leilão.
Com esta iniciativa, que replica outras realizadas pela associação de defesa do consumidor no âmbito da energia, a Deco visa permitir aos consumidores recuperar o poder de compra numa área que representa a terceira maior despesa dos agregados familiares portugueses, segundo dados do INE.
Além disso, um recente inquérito deu conta de que o preço é o elemento preponderante na escolha e satisfação dos consumidores em supermercados.
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