terça-feira, 28 de abril de 2015

Mais de meio milhão inscritos em leilão de supermercados

O leilão propriamente dito, um desafio lançado às diversas cadeias de distribuição que operam em Portugal, será feito no dia 2 de junho.

Até à noite de domingo, havia 525 514 inscrições registadas no sítio da Internet criado para o efeito (www.poupenocabaz.pt), e o número crescia continuamente.

Segundo a organização, trata-se de um "leilão invertido", em que as várias cadeias de supermercados e hipermercados são desafiadas a propor o melhor desconto possível num cabaz de 35 bens essenciais. A cadeia que apresentar a proposta mais vantajosa para os clientes manterá esses descontos em vigor ao longo de um ano, para que dele beneficiem todos os consumidores que adiram à iniciativa (os subscritores da Deco Proteste estão automaticamente inscritos).

A lógica subjacente é fácil, quanto mais consumidores estiverem inscritos, mais potenciais clientes farão compras nos supermercados que venham a ganhar o leilão.

Com esta iniciativa, que replica outras realizadas pela associação de defesa do consumidor no âmbito da energia, a Deco visa permitir aos consumidores recuperar o poder de compra numa área que representa a terceira maior despesa dos agregados familiares portugueses, segundo dados do INE.

Além disso, um recente inquérito deu conta de que o preço é o elemento preponderante na escolha e satisfação dos consumidores em supermercados.

Note-se que os descontos a aplicar valerão para todas as marcas (e não apenas para marcas brancas) das 35 categorias de produtos, que vão da água ao detergente multisuperfícies, passando por vários tipos de laticínios, pela carne, fruta fresca, detergentes, pão fresco, alguns produtos de higiene pessoal, massas alimentícias, arroz, azeite, óleo alimentar, papel higiénico, cereais de pequeno almoço e outros.

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