sábado, 4 de junho de 2016

Portimão recebe o Algarve Maker Show neste Sábado

Sábado, dia 4 de Junho, Portimão volta a ser ponto de encontro para gente empreendedora e com capacidade de inovação, ao acolher o «Algarve Maker Show», um dos mais de 450 eventos que se realizam em cidades de 28 países europeus no âmbito da «European Maker Week», uma iniciativa da Comissão Europeia e do Startup Europe que visa divulgar o movimento «maker» entre a população, numa celebração de «makers» e de inovação em toda a Europa. O evento contará com a presença de diversos «makers algarvios» que ali irão apresentar, a pequenos e graúdos, as suas invenções criativas em áreas tão variadas como impressão 3D, robótica, electrónica, fabricação digital, arte, ciência e tecnologia.

Alguns dos projectos que estarão em exibição foram já premiados em concursos internacionais e nas duas edições anteriores da «Lisbon Maker Faire», que se realizará novamente este ano dias 25 e 26 de Junho, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa. Esta iniciativa pretende dar a conhecer o movimento Maker à população, não só através da exposição de projetos, como também através da realização de uma tertúlia acerca do tema, que terá lugar entre as 16h30 e as 18h, na Casa Manuel Teixeira Gomes com a participação de dois «makers» distinguidos na última edição da «Lisbon Maker Faire» com a «Maker of Merit».

O movimento Maker está atualmente em expansão pelo mundo inteiro e é muitas vezes apelidado de «A Nova Revolução Industrial», pois consiste na passagem da capacidade de criação, inovação e produção das grandes empresas para a população em geral. Os Makers são indivíduos que tiram partido da sua criatividade, do seu conhecimento técnico e das novas tecnologias de fabricação digital (impressão 3D, maquinação CNC, outras) para inovar, criando soluções inovadoras que têm vindo a mudar o mundo tal como o conhecemos.

Para além de todo este processo de criação e inovação, os Makers possuem ainda outra característica muito importante: a vontade e disponibilidade de partilhar conhecimentos, processos e até ferramentas para criação de comunidades. Naturalmente, este movimento está também intrinsecamente ligado ao empreendedorismo, resultando muitas das inovações na criação de diversas empresas por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário