sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Doze milhões para reforçar areia de praias algarvias

Mais de 12 milhões de euros vão ser gastos, até ao final do ano de 2020, no reforço dos areais das praias de Alvor Nascente e Vau (Portimão), Vale do Olival (Lagoa), Armação de Pera (Silves), Oura (Albufeira) e do troço entre Forte Novo e Garrão (Loulé). O investimento consta do Plano de Ação Litoral XXI, elaborado pelo Ministério do Ambiente.


Metade do valor total - seis milhões de euros - é destinado a obras de alimentação artificial do troço entre Forte Novo e Garrão, visando reduzir o risco associado às arribas. O investimento será suportado pela Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara de Loulé e privados. A conclusão da empreitada está prevista para 2020.

Mais avançado está o processo relativo ao reforço do areal e do cordão dunar da frente de mar de Alvor Nascente, com a extensão de um quilómetro. O concurso público da obra foi lançado no passado dia 28 de dezembro, prevendo o investimento de 1,85 milhões de euros. Será usada areia dragada da barra e ria de Alvor.

Ainda em Portimão, o alargamento da praia do Vau, com areias provenientes da praia da Rocha, vai custar um milhão de euros. O prazo do fim da empreitada é 2019.

No que se refere às praias do Vale do Olival e Armação de Pera, a alimentação artificial visa minimizar o risco das arribas, tendo um custo estimado em dois milhões de euros. A obra deve estar concretizada no prazo de cerca de dois anos.

Em Albufeira, serão investidos cerca de 1,5 milhões de euros no enchimento da praia da Oura. Está programada a conclusão da empreitada em 2020.

(Fonte CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário