sábado, 12 de setembro de 2015

Cães recolhidos junto ao mercado

Os serviços veterinários da Câmara de Portimão têm desenvolvido ações de recolha de animais maltratados ou abandonados no concelho. Foi o que aconteceu ontem de manhã, com o apoio da PSP, num bairro de barracas, junto ao mercado. Por ano, o canil municipal recebe mais de três centenas de animais, acabando quase todos por ser adotados.

"Já este ano tínhamos ido a esse local, devido a queixas. São recolhidos os animais com sinais de maus-tratos e que não estão legalizados", refere Osvaldo Mateus, veterinário municipal. Desta vez, foram levados seis cães.

A ação foi acompanhada por vários elementos da PSP e decorreu de forma pacífica. Os animais serão agora tratados e, após um período de oito dias em que poderão vir a ser reclamados pelos donos, serão entregues para adoção.

"Dão entrada no canil municipal 300 a 350 animais por ano, não só provenientes de recolhas como também entregues por pessoas que não têm condições para os ter", explica o veterinário. Através de um trabalho conjunto com a associação Amigos do Canil de Portimão, cerca de "85% dos animais [cães e gatos] acabam por ser adotados", explica Osvaldo Mateus.

Todas as quintas-feiras, dia do voluntariado, o canil abre as portas a quem quiser ajudar.

1 comentário:

  1. pena que a camara tem so tem dinheiro para festas, um canil com condiçoes é mentira... podiam ter levado o ponei e as cabras que la estao,mas gostei da açao parabens

    ResponderEliminar