segunda-feira, 20 de março de 2017

1,5 milhões de sacos para dejectos de cães em Portimão

Um milhão e meio de sacos de plástico, destinados à recolha de dejectos caninos, são disponibilizados todos os anos, de forma gratuita, em Portimão. A medida implementada pela Empresa Municipal de Águas e Resíduos (EMARP) tem como objectivo manter limpos as ruas e os passeios do concelho. 

Os sacos encontram-se colocados em 251 dispensadores instalados em toda a área do município, de forma a que estejam facilmente acessíveis a quem passeia o seu cão. A empresa diz que procura manter sempre os dispensadores abastecidos, mas estes por vezes ficam vazios porque existem pessoas que retiram os sacos para fins diferentes daqueles a que se destinam. 

A EMARP decidiu avançar com a distribuição de sacos para dejectos caninos há cerca de cinco anos, gastando anualmente uma verba que ronda os 30 mil euros. 

"Apesar de as pessoas se encontrarem cada vez mais consciencializadas para esta questão, a verdade é que ainda há muito que pode ser melhorado", afirma João Rosa, administrador da empresa municipal. 

Em Portimão, existe um regulamento que prevê a aplicação de multas pesadas aos donos que não façam a recolha dos dejectos dos seus animais das vias públicas e a sua posterior deposição em contentores de lixo e papeleiras. As multas vão de 250 euros a 5300 euros. 

Apesar da possibilidade de multas, a empresa municipal não tem vindo a aplicá-las. "Temos optado por acções de sensibilização em vez da repressão", salienta o administrador da EMARP.

(Fonte: cmjornal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário