O Hospital de Portimão vai recuperar todas as valências que perdeu após a fusão com o Hospital de Faro, com a polémica criação do Centro Hospitalar do Algarve (CHA).
A revelação foi feita pelo novo presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Paulo Morgado, no decorrer de uma entrevista concedida ao jornal Sul Informação.
Segundo o referido responsável, este “não é um processo fácil nem imediato, porque depende dos profissionais” mas será realmente para avançar tanto mais que se reconhece que “Portimão foi quem mais perdeu com a fusão dos hospitais”.
As alterações que serão concretizadas nas próximas semanas têm a ver com a nova organização do sistema de saúde da região, sendo que o novo modelo prevê uma estrutura com quatro polos: os dois hospitais que existiam antes da criação do CHA em 2011 (Faro e Barlavento Algarvio), o Centro de Medicina e Reabilitação Física do Sul e um polo de investigação, na Universidade do Algarve, revelou ainda Paulo Morgado ao Sul Informação.
De acordo com esse novo modelo, continuará a existir um único Conselho de Administração, mas cada um dos hospitais terá um gestor e governação clínica e de enfermagem separada. Assim, o CHA dará lugar ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve – CHUA.
De recordar, que a fusão do Hospital do Barlavento com o Hospital de Faro foi sempre contestada pelas populações, autarcas e profissionais de saúde, nomeadamente por ter retirado várias valências médicas de Portimão, e ter conduzido a uma grande degradação das condições de trabalho, funcionamento e atendimento aos utentes.
(Fonte: terraruiva.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário