quinta-feira, 9 de março de 2017

GNR e PSP do Algarve ganham edifícios novos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) do Algarve vão ter oito infra-estruturas renovadas, com as obras a iniciarem ao longo deste ano, anunciou recentemente o Ministério da Administração Interna (MAI).

Os postos territoriais da GNR de Almancil (Loulé), Lagos, Olhos de Água (Albufeira), Aljezur e Vila Real de Santo António (VRSA) e a Divisão Policial da PSP de Portimão, o Comando Distrital de Faro e a Esquadra de VRSA serão as infra-estruturas beneficiadas.

Aljezur e Almancil vão mesmo ver nascer um novo quartel de raiz. Na vila do barlavento algarvio, a obra será lançada pela Câmara durante este ano, com o Estado a transferir para a autarquia 1,5 milhões de euros (700 mil euros em 2017 e 800 mil em 2018), destinados a abarcar os custos do investimento.

O novo equipamento, que será construído num terreno – cedido pelo município – com três mil metros quadrados na zona da Barrada, Igreja Nova, servirá igualmente o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aljezur.

Com um investimento de um milhão e 150 mil euros, o Posto Territorial da GNR em Almancil deverá estar concluído em Dezembro de 2017. Posteriormente caberá à própria GNR a instalação efectiva do serviço operacional. Com 900 metros quadrados, o futuro edifício, à semelhança do de Aljezur, será construído num terreno camarário, junto ao Estádio Municipal de Almancil.

183 mil euros para adaptar GNR em Lagos

O Posto Territorial da GNR de Lagos também vai ter uma nova casa, deixando as actuais instalações num antigo convento, na cidade, para se transferir para um edifício da autarquia no Chinicato, que sofrerá obras de adaptação e onde já se encontra o Subdestacamento de Trânsito.

O protocolo para a transferência do Posto foi celebrado entre a Câmara de Lagos e a GNR em Abril de 2015 e as obras de adaptação deverão ascender aos 183 mil euros, segundo disse o MAI numa das respostas às questões colocadas pelo deputado do PCP eleito pelo Algarve, Paulo Sá, na sequência de uma visita à GNR de Lagos em Agosto do ano transacto.

Por sua vez, os postos territoriais de Olhos de Água e de VRSA (antigos postos da Guarda Fiscal) sofrerão apenas obras de requalificação, bem como o Comando Distrital de Faro, a Divisão Policial de Portimão e a Esquadra de VRSA. As duas últimas unidades sofrerão obras ao nível dos isolamentos, pinturas e canalizações, num investimento que rondará o meio milhão de euros, sendo que metade desse valor será destinada a Portimão.

Aumento de 507% no investimento em infra-estruturas

Estas intervenções serão levadas a cabo no âmbito da Lei de Programação de Infra-estruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (FSS) do MAI para o período entre 2017 e 2021, publicada em Diário da República no passado dia 3 de Março, e cuja melhoria estratégica dos factores produtivos das FSS, a modernização administrativa, a programação plurianual do investimento e a maior racionalização são os principais objectivos.

Para além do investimento nas infra-estruturas, que será de cerca de 20 milhões de euros por ano até 2021 em todo o país, totalizando cerca de 106 milhões, o MAI disponibiliza verbas para veículos, armamento, equipamentos, e sistemas de tecnologias de informação e comunicação, sector que receberá o maior reforço financeiro, com cerca de 252 milhões de euros em cinco anos. No total, as forças de segurança portuguesas vão receber um apoio de mais de 454 milhões de euros do Governo.

Recorde-se que entre 2012 e 2016 o investimento nas infra-estruturas das FSS foi de cerca de 17 milhões de euros, o que significa um aumento de cerca de 89 milhões de euros (507%) para os próximos anos.


(Fonte: postal.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário