sexta-feira, 24 de março de 2017

Lagos vai ter primeiro cemitério para animais do Algarve

Um cemitério para animais vai ser construído na cidade de Lagos, junto ao canil municipal, anunciou a Câmara Municipal que esta semana promoveu a cerimónia de lançamento da primeira pedra daquela obra que foi escolhida durante o Orçamento Participativo de Lagos de 2016.
 


A autarquia explica que a obra contempla a construção, numa primeira fase, de um módulo de inumação aeróbia com 39 unidades, de dimensões diferenciadas para animais de grande, médio e pequeno porte, bem como o arranjo de espaços verdes exteriores, nomeadamente mobiliário urbano e a construção de uma arrecadação.

Adjudicado por cerca de 41 mil euros e com um prazo de execução de 75 dias, o Cemitério para Animais de Lagos vai ser o primeiro espaço do género no Algarve e o terceiro a nível nacional.

Este é o primeiro passo da construção de um local de afecto e ternura para os nossos animais de companhia, dando igualmente corpo à nova legislação que entrou em vigor nesta área”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, durante a cerimónia.

A fase de votação do primeiro Orçamento Participativo de Lagos de 2016, que decorreu 15 de Agosto e 17 de Setembro, apurou três projectos, no valor global de 150 mil euros.

Em primeiro lugar, com 197 votos, ficou o projecto da Ligação à rede de saneamento (zona Cova da Zorra), em Odiáxere, seguindo-se a VIC – Viatura de Intervenção Comunitária, com 152 votos, e a criação do Cemitério para Animais, com 96 votos. Aos projectos mais votados foi afectado um valor individual de 50 mil euros. Assim, no orçamento municipal de 2016 e 2017, além da criação de um local específico para os donos que desejem proporcionar aos seus animais de estimação um destino com dignidade e qualidade, foi contemplada a ligação à rede de saneamento pública da zona da Cova da Zorra/Sítio dos Castelos, bem como a aquisição de uma viatura para transporte dos munícipes com mobilidade reduzida e sem suporte familiar e/ou idosos, visando facilitar o seu acesso a serviços de saúde, tratamento de questões burocráticas e legais, actividades da vida diária e/ou participação em actividades de ocupação e lazer.

Estiveram em votação 17 projectos, devidamente validados pela equipa técnica da autarquia, através do preenchimento de um boletim próprio disponibilizado nos locais de voto, tendo sido possível a todos os cidadãos residentes no concelho de Lagos maiores de 18 anos votar nas propostas da sua preferência.

(Fonte: regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário