quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Bombeiros voluntários de Portimão promovem exposição «Uma Força da Sociedade Civil»

«Uma Força da Sociedade Civil» é o nome da exposição promovida pela corporação de bombeiros voluntários de Portimão, que vai estar patente até dia 8 de janeiro de 2016 na Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP).

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP) sentiu a necessidade de comunicar externamente, a fim de “desenvolver e manter relações fortes com a sociedade, estimular o interesse, a proximidade e a cooperação, princípios elementares para uma instituição de interesse público, norteada por um sentimento solidário e humanitário”.

Nesse sentido, a realização desta pequena mostra no edifício-sede da EMARP foi uma forma de ajudar a cumprir esses objetivos, podendo o visitante ter “uma perceção do funcionamento desta instituição ao longo dos anos”, além de poder observar alguns dos mais simbólicos objetos que fazem parte e ajudam a contar a história da instituição.

A AHBVP foi fundada em 1926, com os seus estatutos a serem aprovados a 18 de novembro desse ano. O seu primeiro comandante foi o bancário Joaquim Serra Pereira e o primeiro presidente o farmacêutico Guilherme Dias.

A sua primeira casa foi uma dependência na secção oriental do antigo Mercado de Frutas e Hortaliças, que se situava na Praça da República, não servindo só de abrigo a operacionais, veículos e materiais, mas também era palco de algumas sessões de treino para combate a várias ocorrências.

Em 1982, a família Morais doou, sem quaisquer ónus de aquisição para a AHBVP, um terreno para a construção de um novo quartel, inaugurado três anos depois.

Em 1992, foi criada a Fanfarra do Corpo de Bombeiros, elemento animador não só das celebrações desta corporação, mas também de outros momentos oficiais da cidade, tendo já sido convidada a atuar noutras cidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário