quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Grupo musical Criatura apresenta «Aurora» em Portimão

O grupo Criatura, constituído por mais de uma dezena de músicos, vai mostrar o seu primeiro álbum, «Aurora», em concerto programado para sábado, 27, às 21h30, no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.

Fruto de uma odisseia entusiasta de quase dois anos de trabalho, a banda começou por ser a criatura pessoal de um único músico mas, ao ganhar vida, moveu quase meia centena de pessoas, unidas pela vontade de recriar a música popular portuguesa no século XXI.

“São músicos, criadores, artistas, homens e mulheres. Jovens, os pais da Criatura, regidos até então pela mão de Edgar Valente”, aos quais se junta, ainda assiduamente, o Cante Alentejano do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.

“Dos corpos que teimam em cantar, surgem os contos, os cantos e as histórias da pele e dos seus bailes, bem vincados, onde o tempo se estende e se transforma, num espaço limitado por fronteiras mas livre de expandir a energia que nele se gera. Aqui a língua desmultiplica-se nos tantos nomes quantas as formas possíveis de se ser tradição”, referem os seus mentores.

Os 11 músicos integrantes da Criatura são Edgar Valente (voz, teclados), João Aguiar (guitarra eléctrica), Paulo Lourenço (baixo eléctrico), Gil Dionísio (voz, violino e experimentalismos, Fábio Cantinho ( bateria e percussão electrónica), Acácio Barbosa (guitarra portuguesa, cavaquinho), Eloísa d'Ascenção (voz e percussões tradicionais), Yaw Tembe (trompete e instrumentos de percussão), Alexandre Bernardo (guitarra acústica, cavaquinho e bandolim), Tiago Vicente (percussões tradicionais portuguesas e do resto do mundo) e Ricardo Coelho (aerofones tradicionais, flauta transversal e percussões tradicionais).

Sem comentários:

Enviar um comentário