sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Jornadas do Arade marcadas para Março

As Jornadas do Arade vão realizar-se no auditório do museu municipal de Portimão nos próximos dias 12 e 13 de Março, levando à mesa o diálogo e a problematização de temáticas transversais em relação a quatro concelhos da região algarvia. 


Os temas em debate visam a promoção do desenvolvimento sócioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique. 

“Comungando de uma história e de um destino comum, a bacia do Arade constitui uma sub-região dotada de uma identidade geográfica, cultural, ecológica, social e económica própria. A avaliação do presente e a projecção do futuro dos municípios que a constituem deve ser efectuada em conjunto, reunindo sinergias em prol da busca de respostas aos desafios actuais”, refere a organização da iniciativa, a cargo da Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva. 

O “maior desafio” desta 1.ª edição das Jornadas do Arade será exactamente “abolir as fronteiras institucionais e administrativas e discutir soluções integradas à escala regional”, acrescenta-se. 

As Jornadas do Arade arrancam na manhã de dia 12 de Março, sábado, com uma oferta diversificada de cursos de curta duração que se prolongarão pela tarde. Segue-se a conferência «O Rio Arade – Um mergulho na História», que abrirá o programa de conferências, debates e mesas-redondas. 

A regionalização, o património cultural do Arade, o Centro Hospitalar do Algarve, soluções empreendedoras para o sector turístico, a vida activa em idade sénior, o turismo de golfe e o rio Arade enquanto eixo de desenvolvimento económico e social são temáticas que animarão o debate e a troca de ideias. 

Destaque especial para a noite de sábado, onde se farão ouvir as propostas e perspectivas dos presidentes de câmara dos municípios da Bacia do Arade. 
O programa científico fica completo com a apresentação de comunicações livre sob o formato de posters, inscritas no âmbito temático das Jornadas do Arade. O «call for papers» está aberto até ao próximo dia 26 de Fevereiro. 

As normas para a submissão de propostas de comunicações livres no formato de posters, bem como todo o programa destas jornadas encontram-se disponíveis no sítio http://www.jornadasdoarade.pt

Aqui poderá, desde hoje, proceder à sua inscrição para assistir às Jornadas do Arade. A participação é gratuita e aberta a todos. A inscrição num dos cursos-livres que decorrem no dia 12 de Março tem o custo de 20 euros, o qual inclui almoço e certificado de participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário