No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 12 de dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), a ANPC destaca em comunicado a "aproximação de uma superfície frontal fria" e previsível agravamento das condições meteorológicas.
A ANPC prevê a ocorrência de precipitação forte e vento forte com rajadas (75km/hora, que podem atingir os 90km/hora), para hoje na região do Algarve e a partir de domingo, afetando principalmente os distritos do litoral Norte e Centro.
Na sequência deste agravamento do estado do tempo, é esperado a a formação de lençóis de água, a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação por transbordo em zonas historicamente mais vulneráveis.
A ANPC alerta ainda para as previsíveis inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, para os possíveis danos em estruturas montadas ou suspensas ou queda de ramos e árvores, devido ao vento forte.
No que respeita a medidas preventivas, a proteção civil recomenda, sobretudo em zonas mais vulneráveis, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas da chuva, a adoção de uma condução defensiva e de menor velocidade e a adequada fixação de estruturas soltas ou suspensas, como andaimes e 'placards'.
A ANPC recomenda ainda medidas de segurança, tais como não atravessar zonas inundadas, para evitar arrastamentos, ter especial cuidado junto de áreas arborizadas, por causa da queda de ramos, e da orla costeira e zonas ribeirinhas, devido aos possíveis galgamentos costeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário