O Município de Portimão foi distinguido pelo Alto Comissariado para as Migrações pelo trabalho desenvolvido no âmbito da implementação do "Programa Mentores" para Migrantes, numa cerimónia realizada em Lisboa por ocasião do primeiro aniversário deste programa.
O "Programa Mentores" representa uma resposta social inovadora, que vem reforçar o acolhimento e integração dos imigrantes através do envolvimento directo da própria sociedade, assente numa troca, entreajuda e apoio entre voluntários (cidadãos portugueses) e migrantes (emigrantes e imigrantes), facilitando a sua integração na comunidade.
A implementação deste programa do Alto Comissariado para as Migrações, que conta com a ação e colaboração direta de autarquias, empresas, IPSS e outras associações, permite criar sinergias de entreajudas entre portugueses e imigrantes, reduzindo barreiras culturais e ajudando na resolução das suas preocupações e desafios.
No Algarve, o Município de Portimão é o único parceiro e entidade gestora deste programa que apesar de ter iniciado o mesmo em outubro passado, conta desde já com uma rede de 16 mentores inscritos.
Os candidatos a mentor ou mentorado podem inscrever-se através da plataforma nacional criada para o efeito em https://mentores.acm.gov.pt
Ainda no âmbito da parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, os técnicos da área social e habitação da autarquia têm vindo a receber formação acerca de temáticas como: Educação Intercultural; Acolher e Celebrar; Serviços de Apoio e Pequenas Ideias; Saúde; Imigração e Diversidade.
Em 2016, Portimão irá viver pela primeira vez o Dia do Imigrante, desde já agendado para 29 de maio.
Sem comentários:
Enviar um comentário