sexta-feira, 25 de março de 2016

Arranque de obra para acabar com maus cheiros em Portimão

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, lança a primeira pedra da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Companheira, em Portimão.

O novo equipamento, que representa um investimento superior a 10 milhões de euros, pretende acabar de vez com os maus cheiros que afectam a cidade e permitirá melhorar a qualidade da água do rio Arade.

Prometida há muitos anos, a construção da nova ETAR permitirá desactivar a actual, que funciona através de um sistema de lagoas a céu aberto, gerando constantes maus cheiros que são sentidos à entrada da cidade junto ao rio Arade.

"A actual ETAR é uma espécie de cartão de visita negativo da cidade. Houve mesmo empresários que me disseram que não conseguiam vender os imóveis por causa desse problema", lamenta Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, que se mostra satisfeita com a construção de uma "ETAR moderna e já do século XXI".

A obra é da responsabilidade da Águas do Algarve, empresa que foi liderada, até Novembro do ano passado, pelo próprio secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que agora lançará a primeira pedra da obra. A ETAR existente serve o concelho de Portimão, parte do de Lagoa e de Monchique. Com a nova estação passarão a ser servidas mais zonas dos dois últimos municípios.

O actual equipamento ocupa uma área de cerca de 23 hectares, mas o novo será construído em apenas quatro hectares. O terreno que fica livre, propriedade da câmara, ainda não tem uma finalidade definida.

Segundo está previsto, a estação que vai começar agora a ser construída deverá entrar em funcionamento dentro de aproximadamente dois anos e está projectada para funcionar durante mais de duas décadas.

FONTE: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário