O corpo de bombeiros voluntários de Portimão realizou ontem, quarta-feira, um exercício operacional de resposta a um incêndio numa embarcação de pesca na vila de Alvor, com três «feridos».
O cenário fictício que surpreendeu pelas 18:30 horas o dispositivo operacional dos bombeiros de Portimão incluiu um incêndio a bordo da embarcação de pesca «Rio Alacem», gentilmente cedida para o efeito, ao qual sucedeu uma explosão a bordo, provocando três feridos com queimaduras, um dos quais submerso na ria quando se atirou para a água na tentativa de apagar a roupa inflamada.
Esta iniciativa, realizada como se de uma situação real se tratasse, executando todos os procedimentos inerentes ao alerta, despacho, mobilização e notificações operacionais, integrou o programa «90 anos... 90 actividades!», das comemorações do 90.º aniversário dos bombeiros de Portimão.
Segundo a instituição, terá lugar, mensalmente, um exercício temático direccionado para cada uma das diferentes vertentes da intervenção em operações de protecção e socorro.
No mês de Março, reconhecendo o risco associado à intensa actividade marítima no concelho, a escolha recaiu na organização de um exercício livex (com meios reais) que permitisse testar a resposta a um incêndio numa embarcação e a articulação com os demais agentes de protecção civil, nomeadamente a Autoridade Marítima.
“Objectivos cabalmente conseguidos”, sublinhou, em comunicado, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
O momento pedagógico e de treino operacional contou com a participação de equipas de combate a incêndios, equipas de emergência pré-hospitalar, uma equipa de mergulho do corpo de bombeiros de Portimão, operacionais da Polícia Marítima, técnicos do serviço municipal de Protecção Civil e representantes da Docapesca, num total de 24 operacionais e dez veículos.
Sem comentários:
Enviar um comentário