terça-feira, 7 de julho de 2015

ASAE detecta falta de higiene em embarcações de pesca

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou dois processos por falta de requisitos de higiene e falta de HACCP (Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos), na sequência de uma fiscalização a seis embarcações de pesca.

A operação, denominada “Alto Mar”, decorreu nos dias 30 de junho e 1 de julho. Tratou-se de uma ação de fiscalização no âmbito da segurança alimentar “para verificação das condições de preparação de pescado em navios-fábrica que se encontravam a exercer atividade nas zonas de Sines, Olhão e Portimão”, informou a ASAE, em comunicado.

Durante esta ação, “foram fiscalizadas seis embarcações de pesca, que procediam ao tratamento do pescado e em alguns casos congelação, tendo sido verificado o respetivo licenciamento, as condições de laboração, as condições de conservação/armazenamento dos produtos no navio (unidades de frio), o material utilizado no manuseamento do produto (pescado/crustáceos), o estado geral dos operadores e a respetiva formação, a implementação de um sistema de HACCP na unidade, entre outras matérias”.

A operação envolveu “cerca de quinze inspetores com apoio técnico de médicos veterinários da ASAE” e foi realizada “em estreita colaboração com a Marinha Portuguesa, com interceção de embarcações entre as 11 e as 25 milhas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário