quinta-feira, 30 de julho de 2015

Ferragudo festeja padroeira dia 15 de Agosto

A exemplo de anos anteriores, Ferragudo preparar-se para comemorar o dia da sua Padroeira – Nª Sr.ª da Conceição, no próximo dia 15 de agosto. Este ano, como manda a tradição, cada vez mais reforçada, a procissão contará com o seu habitual percurso marítimo no Rio Arade, alicerçando o que depois de meio século de interregno, foi reabilitado nos anos anteriores, uma aposta ganha pela Junta de Freguesia de Ferragudo, para abençoar aqueles que sempre viveram na sua proteção, os pescadores.

A Junta de Freguesia adianta em comunicado que "cientes de que esta festa reflete a cultura e o pulsar das gentes de Ferragudo, não podemos deixar de efetuar todos os esforços para a sua realização, mantendo uma tradição que já perdura à décadas".

O vasto programa religioso desenvolve-se a partir do dia 12 na Igreja Paroquial no tríduo em honra de Nossa Senhora, no dia 14 com animação noturna na Angrinha, culminando no dia 15 de agosto com a procissão e o arraial no mesmo lugar .

A habitual Procissão, após as 18.00 horas, será acompanhada pela Banda Filarmónica Portimonense, num percurso que junto ao ISN de Ferragudo, entrará na sua rota marítima, seguindo até ao cais da Marinha e voltará para depois à Praia Grande. A procissão encetará de novo o percurso terrestre no Salva Vidas, onde terá lugar a Bênção das embarcações e pescadores, seguindo depois pelas ruas de Ferragudo em direção ao Largo Rainha Dª Leonor continuando o seu percurso até à Igreja.

Pelas 21.00 horas, tem lugar um grande Arraial na Praia da Angrinha com quermesse e a participação de vários artistas convidados para a animação.

Para a realização destas celebrações conta a Comissão de Festas com o apoio mais uma vez do Município de Lagoa, Guarda Nacional Republicana de Lagoa, Bombeiros Voluntários de Lagoa, Capitania do Porto de Portimão, Instituto de Socorros a Náufragos e empresários, comerciantes, pescadores e população de Ferragudo, aos quais fica o agradecimento antecipado.

Sem comentários:

Enviar um comentário