domingo, 23 de agosto de 2015

Sardinha é dos peixes mais procurados no Algarve mas preço diminui consumo

A sardinha continua a ser um dos peixes mais procurados nos restaurantes da especialidade em Portimão, mas a subida do preço tem provocado este ano uma diminuição do seu consumo, segundo empresários da restauração.

"Existe uma diminuição pela procura da sardinha assada, talvez devido a estar mais cara este ano", disse à agência Lusa Vítor Alves, proprietário do restaurante A Ravessa, um dos mais antigos da zona ribeirinha de Portimão, que tem a tradição de servir este prato.

Segundo Vítor Alves, "o preço elevado pago ao fornecedor tem reflexos no preço final cobrado ao cliente, o que faz com que muitas pessoas optem por outros peixes".

"O consumo tem sido inferior a outros anos. As pessoas comem menos quantidade e há quem peça uma dose para duas pessoas", destacou.

O aumento do preço foi motivado pela diminuição da captura, imposta pela Comissão Europeia. Em 2014, uma dose de sardinhas (seis) servida com batatas cozidas e salada variava entre os cinco e os seis euros na maioria dos restaurantes de Portimão e este ano a mesma dose está a ser comercializada a sete euros.

De acordo com Vítor Alves, para compensar a quebra dos lucros "são introduzidos outros peixes, como a dourada e o robalo, espécies que se têm mantido com preços estáveis".

Outrora considerada ‘o peixe dos pobres’, a sardinha tem vindo a ser ao longo dos anos “mais procurada do que outros peixes”, segundo um funcionário de outro estabelecimento de restauração da zona, mas, na hora de escolher, "o preço tem sido apontado pela maioria das pessoas para optarem por outros pratos mais baratos".

"As pessoas, principalmente os portugueses, ao contrário dos estrangeiros, reclamam muito do preço, porque pensam que estamos a ter muito lucro, o que não é verdade", acentuou.

Carlos Costa, de férias em Portimão e um dos clientes apreciadores de sardinhas assadas, não esconde que o preço foi um dos motivos para dividir uma dose com a mulher.

"Adoramos sardinhas, mas o pouco dinheiro disponível para as férias obrigam-nos a alguma contenção nos gastos", frisou, acrescentando que, ainda assim, pelo seu sabor, a sardinha continua a ser um dos peixes preferidos no verão.

"No Algarve e em Portimão, cidade considerada como a capital da sardinha, não podíamos deixar de comer este peixe fresco, saboroso e que está maravilhoso", comentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário