quinta-feira, 27 de agosto de 2015

APS lança estudos para avaliar cruzeiros em Portimão

A Administração dos Portos de Sines (APS) e do Algarve deverá lançar nas próximas semanas o concurso para a realização do estudo de mercado e do estudo de viabilidade económica sobre a possibilidade de efectuar obras no porto de Portimão no sentido de aí poder acolher navios de cruzeiro de maiores dimensões.

Segundo explicou o presidente da APS, o concurso deverá ser lançado no início do próximo mês, sendo de esperar que o procedimento para seleccionar o respectivo vencedor deverá demorar um mínimo de dois meses, pelo que os estudos no terreno só deverão começar entre o final deste ano e o início de 2016.

O estudo de mercado servirá para avaliar se existe procura por parte dos passageiros e das companhias de navios de cruzeiro para escalar o porto de Portimão. Por seu turno, o estudo de viabilidade económica tem por objectivo, partindo do princípio que existe mercado, avaliar se o investimento necessário para construir as infra-estruturas nesse sentido terá retorno e, se o tendo, em quanto anos será pago esse mesmo investimento.

No ano passado, o porto de Portimão registou um total de 14.634 passageiros de cruzeiro, enquanto no primeiro semestre deste ano esse número se fixou em 5.357 (ver tabela), mas as actuais infra-estruturas, apesar de recentemente melhoradas, não permitem a acostagem de navios de cruzeiro de maiores dimensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário