terça-feira, 18 de agosto de 2015

Licor de mel produzido em Portimão premiado em concurso inglês

O melhor licor de mel do prestigiado Concurso International Wine and Spirits Competition 2015, realizado em Londres, é algarvio, produzido pela família Cristina, de Portimão, desde 1955, “uma referência da licoraria portuguesa”.

O licor com brandy e mel «Cristinalda Especialidade do Algarve» acabou de ganhar uma medalha de ouro no International Wine and Spirit Competition (IWSC) 2015, anunciou a empresa, que comemora 60 anos.

“Não poderia haver melhor forma de celebrar o sexagésimo aniversário, já que para além da medalha de ouro, fomos também o melhor licor na categoria «Liqueurs Honey» e o único spirit português a conseguir chegar à fasquia dourada”, refere a família produtora, que entretanto já vai na terceira geração.

O prémio surge como “uma verdadeira homenagem ao inventor do licor”, Oliveiros Cristina, “que imaginou o produto e sempre transmitiu a importância do envelhecimento em cascos de carvalho e da escolha de mel português de elevada qualidade”.

A empresa perdeu o nome com o qual o produto foi batizado em 1955, mas afirma continuar “a produzir um licor de referência”, e que o novo nome, Dom Cristina, com lançamento para breve, “será um momento de afirmação inequívoco” da sua história.

O licor premiado é uma tradicional e antiga mistura de mel e medronho, aromatizada com plantas serranas, que se tornou, desde há 60 anos, popular entre gentes das serras algarvias.

“À cuidadosa mistura de todos os ingredientes altamente seleccionados, segue-se um período de envelhecimento em cascos de carvalho, outrora utilizados para o envelhecimento de vinho do Porto, por um período mínimo de seis meses. Segue-se a filtragem e o enchimento na tradicional garrafa. É um licor rico em sabor e volume, que se pode beber simples, com gelo e limão ou em cocktails”, descreve a família Cristina.

2 comentários:

  1. Onde se pode adquirir esta riquesa?.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comprar nas lojas Continente €10,79 ou no Jumbo 10,39€ (0.70 LT)

      Eliminar