terça-feira, 16 de maio de 2017

Exposição e Corrida Fotográfica marcam 9º aniversário do Museu de Portimão

O 9.º aniversário do Museu de Portimão vai ser assinalado no dia 20 de maio com a realização da 17ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração da exposição “Todos Somos Portimão”.
 


Das 09h00 às 20h00 os concorrentes da Corrida Fotográfica de Portimão passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos 8 temas a fotografar.

Para as 17h00 está marcada a inauguração da exposição “Todos Somos Portimão ”, que dará a conhecer a evolução do movimento associativo local, desde as suas primeiras manifestações até aos dias de hoje, com um especial enfoque na forma como estas entidades têm vindo a representar a mobilização de cidadãos em torno de objetivos comuns, nas áreas culturais, desportivas e sociais.

Será ainda dado um destaque especial aos cidadãos do município oriundos de outros países e cuja integração na sociedade portimonense se vai fazendo, também, através do associativismo e do encontro intercultural. A diversidade continuará a ser celebrada no município, de 22 a 29 de maio, com a realização da Semana Intercultural.

Nesta exposição será ainda possível, em torno de uma “mesa” chamada Portimão, juntar as mais representativas nacionalidades presentes no Município. Inclusão, cidadania e sentido cívico serão alguns dos conceitos que perpassam por estas atividades e que ajudam a formar a identidade plural de Portimão.

O final da tarde será marcado pela música, poesia e teatralidade, com a chegada, às 18h00, de 9 musas gregas, filhas de Zeus e Mnemósine (deusa da Memória), protetoras das artes, ciências e das letras. Esta animação é promovida pelos alunos/as dos cursos profissionais de Artes de Espetáculo e de Cordas e Teclas da Escola da Bemposta.

O programa de aniversário termina com uma degustação de conservas promovida pela Docapesca.

O Dia Internacional dos Museus, promovido a 18 de maio pelo ICOM, este ano sob o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, será assinalado pelo Museu de Portimão e Monumentos Megalíticos de Alcalar com entrada gratuita.

(Fonte: algarveprimeiro.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário