terça-feira, 16 de maio de 2017

Jovens algarvios vencem programa de matemática

Dois jovens algarvios ficaram em 1º lugar na III edição do Campeonato Nacional de Aloha, que se disputou no Norte Shopping no Porto, no passado dia 6 de maio.
 


O ALOHA Mental Arithmetic é o programa líder a nível mundial, para crianças entre os cinco e os 13 anos de idade e tem como objetivo contribuir para o seu desenvolvimento mental de uma forma lúdica e divertida. Os alunos potenciam o uso do hemisfério direito do seu cérebro ao mesmo tempo que apreendem a realizar mentalmente operações aritméticas de forma cronometrada e com a ajuda do ábaco.

“É uma atividade lúdica japonesa, com regras, bastante completa que permite realizar operações matemáticas como a divisão, multiplicação, soma, subtração, potências e até a raiz quadrada mentalmente.”, explica uma das delegadas do Algarve, Idília Ramos.

De entre os 170 participantes de todo o país, oito eram alunos de três escolas privadas algarvias e dois deles classificaram-se em primeiro lugar: Yulian Teodósio, da Nobel International School, de Porches, venceu a categoria dos Tiny e nos Kids o Gonçalo Paulino António, do Colégio João Paulo II, de Portimão, foi o grande vencedor.

O programa chegou a Portugal há três anos, é praticado por quatro milhões de crianças e está presente maioritariamente em colégios privados. O método de ALOHA é exercitado nas escolas como atividade extracurricular ou mesmo como uma disciplina obrigatória e anualmente é organizado um campeonato nacional.

“Aqui os alunos têm como desafio resolver corretamente 70 operações aritméticas em cinco minutos”, acrescenta Idília Ramos.

O Aloha Algarve iniciou a sua atividade no passado mês de fevereiro no Colégio S. Gonçalo na Luz, na Nobel International School de Porches e no Colégio João Paulo II em Portimão.

(Fonte: regiao-sul.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário