quinta-feira, 18 de maio de 2017

Municípios algarvios vão passar a contar com carregamento paraveiculos elétricos

Os 16 municípios do Algarve vão receber 32 pontos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito do protocolo assinado hoje na Smar Region Summitt, em Portimão.
 


O protocolo foi assinado na abertura do fórum internacional de projetos de mobilidade urbana sustentável, nesta quinta-feira, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, e contou com a presença dos secretários de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O protocolo conta com a participação do Turismo de Portugal, a Mobie.E, uma empresa que instala e gere pontos de carregamento de veículos elétricos, da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e da Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis Sem Condutor (ARAC) e visa a promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região do Algarve.

"Com esta iniciativa, os 16 municípios do Algarve serão dotados de 32 carregadores elétricos semirrápidos, em via pública, o que representa mais um passo no ambicioso programa de mobilidade elétrica que está a ser levado a cabo pelo Governo português, e que combina um quadro de incentivos de apoio à aquisição de veículos elétricos com uma rede nacional de carregamentos e uma elevada taxa de incorporação de energia elétrica limpa produzida a partir de fontes renováveis", explicou o gabinete da Secretária de Estado do Turismo.

A mesma fonte explicou ainda que o protocolo tem como objetivo "promover a implementação de uma rede carregamento de veículos elétricos extensível a todos os municípios da região do Algarve" e "criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes que circulam na Região".

Este incentivo será feito, precisou, através de "apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento", da criação de uma "oferta para que os turistas possam dispor de veículos elétricos durante a sua estada" e do desenvolvimento de "uma campanha de promoção e sensibilização para uma mobilidade sustentável focada no turismo do Algarve".

"Esta é igualmente uma forma de posicionar o Algarve como destino de turismo sustentável reforçando, assim, a aposta do Governo português na promoção de Portugal enquanto destino de turismo sustentável, definida na ET27 -- a Estratégia para o turismo a 10 anos", referiu ainda a secretaria de Estado.

A Smart Region Summitt é um fórum idealizado pela AMAL e o projeto "smart region" pretende colocar as 16 câmaras da região a pensar, em conjunto, na forma de definir uma política de transportes intermodal, com recurso às novas tecnologias, amigas do ambiente.

(Fonte: dn.pt/Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário