terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Imóvel antigo foi demolido em Portimão por perigo de colapso

O perigo de derrocada de um edifício desabitado, junto à igreja matriz de Portimão, obrigou à demolição da construção antiga, por questões de segurança. A intervenção começou na segunda-feira e levou ao corte do trânsito em três ruas do centro histórico da cidade.


O Serviço Municipal de Proteção Civil sinalizou o imóvel por existir risco público para as pessoas que circulavam nas ruas em redor. Foi criado um perímetro de segurança no local e os técnicos da Câmara Municipal de Portimão concluíram que existia risco de colapso iminente do edifício.

O proprietário foi notificado para a necessidade urgente de tomar medidas. Uma parte do telhado da habitação já tinha ruído e as paredes ameaçavam cair para a estrada.


Como o imóvel antigo fica localizado ao lado da igreja matriz foi necessário pedir um parecer à Direção Regional de Cultura do Algarve. Antes de as máquinas avançarem para a demolição, a autarquia foi ainda obrigada a pedir uma autorização ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para retirar um ninho de cegonha que estava em cima do que restava do telhado em ruína.


A demolição está agora em curso e obrigou ao corte do trânsito por parte da PSP na rua junto à igreja matriz e nas ruas 5 de outubro e Manuel Lobo. A intervenção está a ser acompanhada por um arqueólogo da Câmara de Portimão.

(Fonte cmjornal.pt)
(Fotografias de Miguel Veterano)

Sem comentários:

Enviar um comentário