domingo, 4 de fevereiro de 2018

Autoridade Marítima resgata a sul de Lagos navegador solitário e identifica apanhadores ilegais de iscos em Alvor

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional adiantou que o homem, de 35 anos, foi resgatado a cerca de 30 milhas a sul de Lagos ao abrigo de uma operação de resgate coordenada pelo capitão do porto de Lagos durante a tarde e noite de sexta-feira.


O alerta foi recebido ao início da tarde, dando conta de que um navegador solitário, a bordo de uma embarcação a remos com sete metros de comprimento, estava em dificuldades, em virtude das más condições do mar e com entrada de água na embarcação.

A operação, conduzida em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, permitiu que a tripulação da Diligente, da Estação Salva-vidas de Sagres, resgatasse o navegador sem necessidade de assistência médica.


Face à proximidade de navegação mercante, foi também empenhado um navio mercante de bandeira maltesa, que, após detetar a embarcação em perigo, se manteve nas proximidades até chegada da embarcação Salva-vidas.

Ainda na sexta-feira, a Polícia Marítima de Portimão conduziu uma operação de outra natureza, no Vale da Lama, na Ria de Alvor, neste caso para detetar e identificar apanhadores ilegais de iscos utilizados na pesca, conhecidos como "minhocão".


Durante a operação, foram apanhados em flagrante três homens de nacionalidade espanhola, em situação ilegal, na posse de 21 quilos de anelídeos, que foram devolvidos à ria.


Estes vermes, usados como isco na pesca, são animais invertebrados, com um papel importante no ecossistema aquático, "contribuindo diretamente e indiretamente para a alimentação de inúmeras espécies", conclui a Polícia Marítima.

Sem comentários:

Enviar um comentário